Livro: Estio
Autora: Vauline Gonçalves
Páginas: 378
Editora: Sonho de Livros
Compre aqui: Amazon

Sinopse: 

Estio se passa no ano de 1892, no Brasil, e conta a saga da jovem Triana, única filha de um produtor de uvas do Paraná, que sofre o total desprezo do seu pai, justamente por ter nascido mulher. O que, então, significava prejuízo, para um homem sovina como o senhor Jesus. Desta forma, Triana habituou-se a ser "invisível", com o intuito de incomodar menos o pai, e nessa sua "vida nula", acaba por achar-se incapaz de vir a ser importante na vida de alguém.

Do outro lado, temos Antônio, que apesar de jovem, bem apessoado e com uma vida estável, tem sérias dificuldades para conseguir casamento no lugar onde vive. Considerado excêntrico e petulante o bastante para conviver harmoniosamente com índios, o jovem sabe bem que no momento em que casar com uma senhorita local, não verá a luz do dia seguinte, e sua herança terá destino certo.

O livro versa sobre a beleza que é o nascer do amor, em meio a uma difícil adaptação. Seres absolutamente diferentes precisam aprender a lidar com suas "tempestades pessoais" e reconhecer o estio, quando este chega em suas vidas.




~Resenha~

Estio
substantivo masculino
  1. 1.
    o verão.
  2. 2.
    FIGURADO (SENTIDO)FIGURADAMENTE
    a idade madura.


Ao longo do livro me perguntei diversas como o título estava relacionado ao livro, e se estava. Mas aos poucos a autora foi entregando pistas do que poderia ser uma resposta para minha pergunta, e com certeza não sai decepcionada. 

Estio conta história de Triana, uma jovem tímida que é maltratada de todas as formas por seu pai, que não procura esconder o desprezo que sente pela jovem garota. Depois de anos de abusos na mão do seu pai, a única fonte de esperanças que ela tem são seus livros e seu irmão gêmeo, Breno. Com os abusos cada vez piores, Triana ver a oportunidade perfeita de fugir, quando um jovem cavalheiro chega na cidade declarando seu amor por ela. A princípio a garota reluta desconfiada dos interesses desse jovem homem,  mas como ninguém é de ferro, logo ela se vê suspirando e caindo de amores por ele. De casamento marcado e pronta para começar uma nova vida, Triana leva uma rasteira ao ser abandonada no dia do seu casamento, com o coração totalmente despedaçado, ela tenta se reerguer mesmo que os insultos de seu pai sejam cada vez mais frequentes. Convencida que sua vida vai ser de dor e sofrimento ao lado do seu pai, ela aceita sair do interior do Paraná para se casar com um conhecido do amigo da família. No momento em  que Triana põe os pés em São Paulo ela percebe que sua vida nunca mais será a mesma.

Estio foi um livro que me surpreendeu, mesmo sendo fã de romances de épocas, demorei um pouco para me adaptar a narrativa e ao vocabulário do livro, mas assim que peguei o ritmo a leitura fluiu naturalmente e não conseguia mais largar. O romance entre Triana e Antônio foi perfeitamente calculado, ainda que Antônio tenha caído no meu conceito algumas vezes. Mas até entendo a forma como a autora o colocou sem apelar para o bom moço redimido que muda completamente quando encontra o amor da sua vida. Muito pelo contrário, Antônio erra e muito, porém isso não o deixa menos especial para o livro. 

A autora trouxe uma novidade ao ambientar o livro no Brasil, no entanto, eu tive uma certa dificuldade em imaginar o contexto histórico. Não sei se por falta de costume em ler livros de outras épocas que se passem no Brasil, ou pela autora não ter explorado muito o ambiente do livro em questão. Apesar desse pequeno detalhe, o livro foi impecável e completamente viciante. Com certeza vou sentir falta desse casal e não posso esperar para ler mais livros da autora.

Estio: um livro onde os personagens amadurecem a cada passar das páginas. Uma história impecável, um enredo emocionante, um livro feito exatamente para você.

Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!